Starters - Sobreviver é apenas o começo

 Como a própria premissa do livro diz "Sobreviver é só o começo". Escrito por Lissa Price, Starters é o primeiro de uma sequência, que até o presente momento foi lançado apenas um único volume no Brasil. Nos EUA o segundo volume foi intitulado "Enders", mas não tem previsão de chegada no Brasil em português.
 Starters foi um dos lançamentos da Editora Novo Conceito mais falado na Bienal do livro em SP este ano. E não é para menos, diferente do que todos estão comentando, ele NÃO é mais um livro que segue a linha de Jogos vorazes, nem tão pouco se assemelha a franquia de joguinhos suicidas.



Sinopse:Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir - e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado.

 Um dos pontos que cativam de cara é a capa do livro. Misteriosa, enigmática e para alguns assustadora, ela desperta curiosidade e quem começa a ler um trecho, não consegue mais parar.
 A história do livro é inovadora, por mais que existam uma gama gigantesca de títulos com adolescentes de 16 anos, ela promove ao leitor a capacidade de pensar em como a personagem poderia se sair das situações adversas que enfrenta. Esse é o ponto mais inovador, fazer o leitor se sentir como um auxílio à personagem.
 Frágil e perdida, Callie só tem ao leitor para desabafar sobre seus pensamentos e de uma forma brilhante Lissa Price narra os sentimentos da personagem muito bem, dando a ilusão de que fazemos parte daquela história e temos a missão de auxiliar Callie em sua batalha pela vida.
 Talvez porque eu ter terminado o livro recentemente, me sinto tão empolgada, que não consigo achar defeitos na obra. Quero ler o segundo livro, isso é tudo que meu cérebro consegue processar.

...Zerando as emoções...

 Desde o primeiro momento, temos a possibilidade de nos familiarizarmos com a história, mas não de uma forma jogada e sem linearidade. Mas com uma coerência que aos poucos, parece que estamos seguindo a ordem natural das coisas dentro da trama.

 Conhecemos Callie, Tyler, Michael e as pessoas que são importantes para a personagem principal: Callie. Logo em seguida, vemos seu dilema para poder cuidar de seu irmão de apenas 07 anos de idade, que como toda criança sofre do mal da "Catarrencia" (proveniente do catarro, gripe não curada ou resfriado).
 Uma jovem adolescente cuidando de uma criança (ok, parecido com Jogos vorazes, mas não possuímos a mãe como um escape caso tudo dê errado), o grande diferencial entre os livros é exatamente isso, a não existência do plano B (mãe e pai), ou quase isso, você irá se surpreender.
 Callie e Tyler estão sozinhos no mundo e, nossa jovem tem dentro de si o sentimento da leoa protetora, que deseja a todo instante conquistar um pedaço de pão, para reconstruir o café da manhã de seus sonhos.

...Recebendo as emoções...

 Em jogos vorazes as crianças são selecionadas para participar de uma competição, cujo, ganhador leva consigo a vida. E o restante dos participantes, um "adeus" em rede nacional, pois, nenhum deles retornará para suas casa com sangue na veia e coração pulsante.
 Já em Starters... Nossa protagonista Callie se dirigi a empresa Prime Destinations em busca de dinheiro para sobreviver, após, guerra de esporos (supostamente nuclear), que matou seus pais e milhares de pessoas de 20 à 60 anos - o livre arbítrio funciona para isso e nossa personagem faz sua escolha.

O livro é extremamente cativante, uma daquelas leituras que você não consegue parar e, não quer que termine jamais. Terminei esse primeiro livro pensando em como seria o início do segundo, tentando responder todas as minhas perguntas e me questionando sobre a mais importante: "Quando lançaram Enders no Brasil?". Fiquei realmente muito satisfeita com a leitura, o romance entre Blake e Callie se torna a atração mais divertida e inesperada. Mas como não sou estraga prazer você vai ter que ler para descobrir.

Se você gosta de fantasia, eu recomendo um milhão de vezes Starters. Leia, releia, empreste, se você emprestou de alguém DEVOLVA é realmente uma leitura INESPERADA, mas há não devolução é um ato de espírito de porco.
Quando iniciei a leitura não esperava nada do livro, me joguei de cabeça em uma história que poderia ser apenas uma cópia, mas me deparei com algo realmente novo.

Aos fãs de Jogos Vorazes, mil desculpas, mas Starters não se compara em nada com um livro coberto de assassinatos e sem propósito algum.

Pois... "Ela colocou um pé no carro, mas, antes que pudesse entrar, um esporo branco solitário pairou entre nós.
O esporo pousou no antebraço de minha mãe. Ela olhou fixamente para o ponto branco. Nós duas olhamos.
Ela morreu uma semana depois."

STARTERS
Autora: Lissa Price
Editora: Novo conceito
ISBN: 8581630146
Idioma: português
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 368
Valor do investimento: R$29,90 (mais barato que almoço no Burguer King)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meat the Truth - Uma verdade mais que inconveniente

Enquanto Seus Lábios Ainda Estão Vermelhos