Dia mundial do livro e do direito do autor. Parabéns!

Acordei cedo, entrei na net e logo vi uma matéria que me chamou atenção "Dia mundial do livro: Os meus livros deste ano". Choquei nem sabia que existia, e acredito que boa parte da população também não saiba.
Vamos falar então de como surgiu este dia.
O dia internacional do livro surgiu em Catalunha, uma regiãozinha da Espanha que deve ser particularmente nos cutocos do mundo.
 A data era 7 de outubro, a qual eles comemoravam o nascimento de Miguel de Cervantes (traduzindo uma festa para os ricos e poderosos comemorarem o aniversário de alguém), mas em 6 de fevereiro o governo espanhol aceitou a data do rei Afonso XIII  e assinou um decreto instituindo a Festa do livro Espanhol ( o que eu disse, festa de aniversário).

 Em 1930 a data foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes (gostaria muito de entender o porquê desse amor todo por Cervantes).
 Já em 1996, a Unesco decidiu adotar O dia mundial do livro e do direito de autor, em virtude do falecimento de Josep Plan e William Shakespeare, ao qual não está totalmente correto já que na Inglaterra não se usava o calendário juliano, ao que tudo indica a diferença entre o calendário gregoriano era de 10 dias, logo Shakespeare faleceu 10 dias depois de Cervantes, mas mesmo assim vamos comemorar, a Unesco deixou e hoje é o dia mundial do livro e dos direito de autor!
 Vamos ler, reler, comentar e ser feliz! Parabéns à todos os autores que faleceram nessa data e não são lembrados, para todos que escreveram uma grande obra, e à todos os leitores amantes da literatura e da imaginação.
A matéria que originou esse post foi do site Bebendo Fumaça postado  pela @cafeina , ela diz essa humilde frase no final do post e eu deixo aqui para que pensem e reflitam sobre tudo.
obs: "A quantidade não faz qualidade. Uma pessoa pode ler um ou mais livros por dia e mesmo assim mal saber ler ou escrever, mal saber falar ou argumentar, mal entender ou interpretar. A única coisa que uma pessoa ganha lendo demais e entendendo pouco é uma miopia progressiva. No sentido real e no sentido figurado."
http://www.bebendo.com.br/2010/04/dia-mundial-do-livro-os-meus-livros.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogbebendo+%28BEBENDO+FUMA%C3%87A%29

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meat the Truth - Uma verdade mais que inconveniente

Enquanto Seus Lábios Ainda Estão Vermelhos